A residência, a música e a Ilha

Pretendemos, aqui, reproduzir músicas que, de alguma forma, estão unidas por fortes laços à Chácara da Moreninha e também à ilha de Paquetá. Lembramos que sua antiga proprietária Ormy Toledo era amante da música e esse amor tão intimamente ligado à arte não pode ficar esquecido, tudo faremos para mantê-lo vívido e integrado a todos nós. Algumas personalidades musicais aqui estiveram hospedadas. Vamos publicando recortes de algumas delas. Começamos por...


LAMARTINE BABO - (1904 - 1963) - Foi um mestre da música com seu estilo próprio. Fez os hinos de todos os times de futebol do Rio. Escreveu de tudo, da opereta ao rancho e em tudo saiu-se bem. Entre seus maiores sucessos está a música Os Rouxinóis, composta em 1958, sucesso no carnaval de 1959.

(Fonte: docvirt.com - documento classificado CDU FUNARTE - Jornal do Brasil, Rio de Janeiro.)

Em 1958, teve a marcha-rancho "Os Rouxinóis" lançada pela cantora e atriz Aracy Cortes na revista "Bom mesmo é mulher", de J. Maia, Max Nunes e Meira Guimarães. Segundo José Ramos Tinhorão,  foi a "última música de carnaval a transformar-se em sucesso partindo do teatro de revista". Composta a pedido do grupo Os Rouxinóis, da Ilha de Paquetá (um grupo vocal da década de 60 que teve vida efêmera), a música obteve sucesso e foi uma das mais executadas no carnaval do ano seguinte.
(Fonte: Dicionario MPB.com - Lamartine Babo)


https://www.youtube.com/watch?v=Glozprbx-oI&feature=youtu.be
Clique na imagem para ser direcionado ao Youtube

  - - - - - ~ ~ - - - - -

Chácara da Moreninha
Praia da Moreninha n° 35
20.397-090 - Ilha de Paquetá. Rio de Janeiro. Brasil.